A importância de dormir bem!

Publicado: 27 de outubro de 2010 em Curiosidades

A importância de dormir bem

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Bom para a saúde e essencial para o bom funcionamento de nosso organismo, o sono é muito mais do que um simples momento de repouso.  Com o corpo relaxado e a musculatura em descanso, o organismo aproveita para repor as energias e desempenhar funções importantes para o perfeito equilíbrio físico e mental.

Uma boa noite de sono é fundamental para que possamos exercer nossas atividades diárias com saúde. Dormir bem ajuda a melhorar a qualidade de vida e até mesmo aumentar a longevidade. O sono revigora as células e ajuda a diminuir o estresse.

A especialista em medicina do sono Luciane de Mello Fujita* explica que durante o período de sono ocorrem processos metabólicos vitais, como reorganização do sistema imunológico e metabólico, consolidação da memória, manutenção e liberação de hormônios importantes. “Ao contrário do que muitos pensam, o sono não é um período passivo. Em determinados períodos a atividade cerebral é intensa”, complementa.

A médica explica que as liberações hormonais começam já ao anoitecer, com a liberação de melatonina, responsável pela indução do sono. Mas é durante o sono profundo que ocorre a liberação do hormônio mais importante, o do crescimento (GH). É fundamental para o desenvolvimento das crianças e nos adultos, e responsável pelo ajuste metabólico do organismo.

Dormir mal ou dormir menos do que seu organismo precisa pode trazer diversos danos à saúde. Em curto prazo, a privação de sono pode provocar cansaço, irritabilidade, alterações de humor e dificuldade de concentração. Já em longo prazo, os danos vão desde falta de vigor físico, dificuldade de aprendizado ao comprometimento do sistema imunológico.

De acordo com a especialista, o sono ideal para adultos é aquele que completa de sete a oito horas seguidas. “A quantidade de horas necessárias varia para cada indivíduo”, lembra. Já as crianças precisam de um pouco mais de tempo, no mínimo nove horas de sono. “Independentemente da idade, o ideal é que se mantenha uma rotina”, reforça Luciane.

*Dra. Luciane de Mello Fujita é pneumologista, especialista em medicina do sono pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e médica do Instituto do Sono e da Associação Fundo Incentivo a Psicofarmalogia (Afip).

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