Seja um conquistador destemido!

Publicado: 19 de fevereiro de 2011 em Devocionais

Arastao em Araripina - Pernambuco

No primeiro livro do profeta Samuel capitulo 17 somos contado a historia de um jovem conquistador. Seu nome era Davi e ele tem muito a nos ensinar se quisermos conquistar grandes vitorias na vida e é disso que pretendo falar em poucas palavras. Logo nos versículos 17 e 18 vemos como Davi foi obediente quando o seu pai Jessé lhe enviou ao encontro dos seus irmãos no arraial. A princípio ele foi só pra levar comida para seus irmãos guerreiros e importa-nos dizer que quando Davi recebeu essa tarefa ele não ficou contando desculpa e tentando evitar fazer o que o pai lhe mandava fazer. Pois é querido se voce quiser conquistar grandes coisas na vida, quital começar por obedecer a Deus? Obediência é o início de uma grande vitoria, de uma vida de intimidade com Deus, pois, melhor é obedecer do que o sacrificar e o atender do que a gordura de carneiros.

Uma segunda coisa que se torna muito importante é a disposição para fazer. É fácil dizer ao pai sim eu vou mas no fim continuar na mesma posição sem fazer nada. Na verdade isso ó que mais vemos na igreja de hoje. Muitos jovens que aceitam o chamado, que dizem eis-me aqui mas quando chega a hora que o PAI diz vai, eles começam então a contar um monte desculpas e acabam na mesma posição de antes… é meu irão, o negócio é sério, você e eu precisamos estar dispostos, disponíveis para ir, para fazer o que Deus nos manda fazer.

Deixa te contar uma pequena história: na minha igreja em Moçambique eu sempre amei pregar sobre a renúncia, sobre a abnegação. Eu sempre enfatizei que obedeceria a Deus não importa o que Ele pedisse de mim. Eu sempre falei de abrir mão de mim mesmo e de tudo que tinha pela vontade do Senhor. Não é que um dia Deus pediu mesmo! Nosso Jesus dos crentes! Ele pediu que largasse o meu emprego (que eu amava), que deixasse para traz a minha família que amo tanto, os meus amigos, a igreja onde eu sempre congreguei, a minha terra amada, enfim, Ele quis que eu fosse para uma terra bem longe e desconhecida para mim até então. Você acha que com todos os sermãos que eu já tinha pregado sobre renúncia, eu disse logo sim ao seu chamado? Não, não, foi muito difícil aceitar. Relutei muito mas Ele me disse na sua palavra: “Eu estarei contigo por onde quer que andares”, e a isso eu respondi: “Eu irei para onde me enviares”. E hoje cá estou eu não só obedecendo mas cumprindo o que Deus planejou porque me dispus a isso.

Mas Davi é o nosso grande exemplo porque ele mostrou disposição mesmo nas coisas simples como levar marmita para seus irmãos, e é isso que Deus que de um conquistador. Essa é uma atitude correta. Você está disposto a fazer a vontade do PAI?

Interressante, quando nos dispomos a fazer vontade do Pai, Deus começa então a mudar o curso da nossa história, colocando diante de nós desafios ainda maiores. E foi o que aconteceu com o jovem da nossa história. Chegando no arraial ele vê um gigante afrontando o exército israelita e do outro lado ele vê todo povo com medo, incluindo o rei, seus irmãos e o resto do exército. Ele percebe nesta situação, uma oportunidade, isso ai, “uma oportunidade”. Meu amado, quando você estiver diante de um problema, por mais que pareça grande, não foque nele, não olhe para o problema, olhe para aquele que é maior do que o seu problema e veja nele uma oportunidade para que o nome do Senhor seja glorificado e exaltado entre os homens e então terás vitoria.

Lembre-se de Pedro andando sobre as águas, nos conta a Bíblia que ele começou a andar sobre as águas, quando ele foi convidado pelo Mestre, porém ele olhou para os ventos e a tempestade e ele então começou afundar. Ele perdeu o foco. Se ele tivesse continuado olhando para Jesus, estou certo que Ele teria entrado para a história. Olhe para Jesus e os obstáculos, ah, encare eles como degraus para você subir para um outro nível e crescer ainda mais na sua confiança em Deus.

Pr Elcimar evangelizando

Pois é, diante daquela situação, Davi se dispôs a lutar contra o gigante mesmo sendo pequeno e aparentemente despreparado para essa tarefa.

Mas não pense meu amado que isso é uma novela ou um romance. Vai ter obstáculos sérios na caminhada, mas tenha bom ânimo Jesus já venceu e com ele nós também. Vão se levantar opositores, pessoas que vão tentar desanimar e desencotajar você. Muita gente tentou desanimar Davi, até o rei Saul tentou e finalmente o próprio Golias, mas ele não se deixou influenciar, antes diante do Rei ele apresentou o seu curiculum, o seu histórico, onde ele provou por A mais B, que Deus era com ele e que o mesmo Deus que lhe deu vitorias em outra situações não ia abandona-lo. “DEUS NÃO TE DEIXA SÓ, ELE É CONTIGO”. Para o gigante ele disse: eu vou a ti em nome do Deus dos exércitos, o Deus dos exército de Israel a quem tu tens afrontado. Hoje mesmo o Senhor te entregará nas minhas mãos”. Nossa que ousadia, até fico arrepiado só de pensar nessa palavras e na atitude desse jovem cheio de Deus. Vá para fente amado não se deixe desanimar, tudo podes em Cristo que te fortalece.

Agora, é muito importante você ser bom no que você vai fazer. É muito importante e indispensável termos a unção de Deus para o cumprimento da sua vontade, mas não dispense a técnica. Se Deus te chamou para ser músico, estude, invista, se prepare, seja bom nisso. Amado estou querendo dizer que você precisar se tornar perito, especialista no seu ministério, procure se tornar excelente para que as pessoas vejam a glória de Deus em você e no que você faz. Leia os versículos 49 e 50 desse capitulo 17 do primeiro livro de Samue e veja como Davi era bom no que fazial: “E Davi, metendo a mão no alforje, tirou dali uma pedra e com a funda lha atirou, ferindo o filisteu na testa; a pedra se lhe cravou na testa, e ele caiu com o rosto em terra. Assim Davi prevaleceu contra o filisteu com uma funda e com uma pedra; feriu-o e o matou; e não havia espada na mão de Davi”. Pois é meu irmão, estude, vá para um seminário (eu estou em um seminário agora me preparando), vá para uma universidade, enfim, se prepare, e esteja pronto para o que Deus está prestes a fazer na sua vida.

Tem muita gente que começa, mas não termina. Deus termina todos os seus projetos, pois ele não tem o hábito de aborta sonhos e muito menos projetos. Não pare no meio do caminho, conclua a obra que você, ou melhor, que Deus planejou para a sua vida. Não perca e visão de Deus para você. Davi, como prometeu ele foi até golias caído no chão e cortou a sua cabeça como havia dito antes. Muitos não prevalecem na vida porque desistem no meio do caminho e isso muitas vezes acontece porque perderam a visão, pois não havendo visão o povo perece. Matenha a visão, olhe para o alvo e siga. Veja o que ninguém mais no grupo consegue ver e passe essa visão para sua equipa. Sabe o que vai acontecer se fizer tudo isso? O resto da equipe se sentirá encorajado e vai lutar com você sem medo como vemos nos versículos 52 e 53: “Então os homens de Israel e de Judá se levantaram gritando, e perseguiram os filisteus até a entrada de Gai e até as portas de Ecrom; e caíram os feridos dos filisteus pelo caminho de Saraim até Gate e até Ecrom. Depois voltaram os filhos de Israel de perseguirem os filisteus, e despojaram os seus arraiais”.

E por fim meu amado, lembre-se, a glória é do Senhor. Glorifique a Deus sempre. Ele é quem nos dá vitoria pois peleja por nós as nossa batalhas. A Ele seja toda honra, toda glória, toda força, de eternidade em eternidade, Amen!

Espero que essa “pequena reflexão” (como diz uma amiga minha) tenha ajudado você. Não seja pessimista, não tenha medo, lute e seja escelente no ministério que Deus te tem confiado. Seja como Davi, aprenda dele. Eu espero poder trazer mais reflexões daquilo que Deus tem colocado em meu coração nesse tempo de preparo aqui no Brasil, uma terra bem distante da minha. Até breve.

Anúncios
comentários
  1. N.Souza disse:

    Muito bom Mario… que o Senhor continue te ensinando e moldando, e isso as vezes dói um bucado. Mas sempre vale a pena, neh?!

  2. PC disse:

    Uma reflexão muito boa e encorajadora, pra mim hoje mais que nunca é bom lembrar que “DEUS NÃO TE DEIXA SÓ, ELE É CONTIGO”. Deus siga te abençoando. Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s