Como barro nas mãos do Oleiro!

Publicado: 30 de abril de 2011 em Devocionais


Jeremias 18:6

Como barro nas mãos do Oleiro!

 

Jeremias 18:6

O que você sabe sobre o trabalho do oleiro e da sua habilidade de fazer um vaso? Um oleiro toma um pedaco de massa de lama informe, que não tem nada de especial. Ele pega essa massa e a coloca no meio de sua roda. Somente o escultor sabe o que serà feito desse pedaco de lama. Hà momentos que o oleiro faz a sua obra prima em secreto e depois põe em circulação depois que a obra estiver completa. E há vezes que ele faz a obra a vista de todo mundo. Quer em secreto, quer a vista de todos, o desenho, ou a imagem do que ele vai fazer só ele conhece. E se o desenho não estiver saindo exatamente do jeito que ele previu, então ele o cobre com as sua mãos, começa denovo e ai inicia uma criação única e feita exatamente do jeito que somente o oleiro planejou.

Quando você e eu olhamos para um pedaço de lama, não conseguimos enxergar mais nada alem de algo informe e sem beleza. Sem definição e sem potencial.

Felizmente isso não é o que o oleiro ou o escultor vê. Ele vê algo de valor, algo que pode estar nas suas mãos e ser moldado até que tome uma forma. A forma pode ser uma variedade de coisas, um vaso, um copo, etc, mas somente a mente do oleiro sabe da forma e depende somente dele. Se olharmos as nossas vidas do mesmo jeito, poderemos descobrir que não teriamos forma alguma, nenhuma definição e sem potencial algum por nós mesmos. Nòs seriamos apenas um pedaço de matope (lama). Mas, desde que demos as nossa vidas a Deus, nosso “Oleiro”, nós temos inúmeras possibilidades.

Tem uma canção do Hilsongs que diz: “take me, mold me, use me and fill me”

Traduzido é: “toma-me, molda-me, usa-me e encha-me”. Esta canção fala de como os nossos dias e nossas vidas estão seguras nas mãos de Deus.

Nossa! Isso me faz sentir muito seguro e sei que Deus pode fazer muito mais na minha vida em um só dia do que eu posso fazer em mil anos ou em minha vida inteira.

Se você prestar atenção no verso da canção que mencionei acima, há uma ordem lógica nos verbos usados no verso e eu não poderia imaginar uma ordem melhor do que a ordem que o autor da canção propõe.

Toma-me”! As nossas vidas precisam ser entregues a Deus voluntariamente. Nós precisamos dizer, toma-me Senhor, porque Ele não roubar as nossas vidas ou tomar por força. Ele deu-nos livre arbítrio e quer que escolhamos achegar-se a Ele livremente. Toma-me Senhor deve ser uma opção nossa, minha e tua. Diga pra Ele, Senhor eu quero ser como um vaso nas tuas mãos e estar bem no centro do seu instrumento, da tua roda para que o Senhor possa fazer de mim o que bem quiser.

Molda-me”! Depois de entregarmos as nossas vidas a Ele é hora de dizer, molda-me Senhor. Bem esse processo pode não ser o que nós esperamos das nossas vidas. Pode ser que nesse processo Ele mude os nossos sonhos, planos e desejos, e acredite esse nem sempre é um processo agradável. As vezes é muito doloroso. É como podar uma planta ou uma árvore. Ah se elas pudessem falar a dor que sentem!

Nesse processo nós precisamos dar um passo de fé e acreditar que os sonhos de Deus são perfeitos e melhores. As vezes vamos precisar de abrir mão, talvés sejamos incompreendidos, talvés sejamos solitários nesse momento, confusos por não saber ao certo a vontade de Deus para nossas vidas.

Em Jeremias 29:11, está escrito: “Pois eu sei os planos que tenho sobre vós, planos de paz e não de mal, planos para vos dar um futuro e esperança, diz o Senhor.” Essa é uma promessa muito mais certa do que a certeza de que vou jantar hoje, de que vou me “casar” (brincadeira, essa também é uma promessa certa – EU VOU ME CASAR). Não existe esperança e muito menos um futuro sem Deus. Mas vamos para a próxima palavra.

Usa-me”! Agora estamos permitindo ou deixando que Ele use as nossas vidas. Já disse, ou se não disse digo agora, Deus é um cavalheiro e não força nada nas nossas vidas por isso termos como, “deixar” ou “prmitir”. Usa-me segundo os dicionários significa: dispor-se ao serviço, fazer uso, empregar por algum propósito.

Isso é exatemente o que estamos deixando que o nosso Perfeito Oleiro faça connosco. Ele vai fazer uso de nossas vidas para os seus propósitos. Deus quer te usar, mas não tem como isso acontecer sem antes, você se entregar a Ele e deixar que Ele molde a sua vida conforme a sua boa, perfeita e agradável vontade.

Quando você deixa que Deus te molde e te use, Ele vai realizar os teu sonhos também pois Ele te respeita e respeita os teus sonhos. Eu sempre sonhei estudar gestão de projetos e liderança, mas seguindo os sonhos de Deus e em parte meus também, eu acabei estudando ensino de inglês na Faculdade de Letras da Universidade Pedagógica da Beira. Nesse mesmo tempo deixar Deus me usar na igreja e servi com toda minha foraça, quando terminei a faculdade, Deus me deu de presente um emprego, e eu nem fazia ideia que através deste emprego eu veria o meu sonho se tornar realidade.

Comecei a trabalhar na Oasis Moçambique como tradutor e um ano mais tarde fui promovido a Gestor de um projeto de prevenção do HIV/SIDA ou AIDS – Capaz de Decidir. Neste projeto tive oportunidade de ir a África do Sul, Uganda e Zimbabwe, para estudar liderança e gestão de projetos sem gastar nem um centavo. Aleluia! Deus é fiel e Ele conhece os teus sonhos… Ele está interessado em realizar cada um deles. Pode crer. Tenho muitas outras experiências por contar mas, acredito que essa somente seja suficiente.

Deus quer te usar de diversas formas e em diversos lugares, e esteja certo de que na vida não existe nada mais prazeroso do que deixar que Deus faça uso de sua vida. Não há nada melhor!

Acredite meu irmão, se você for fiel e passar por esses três passos, você nem vai precisar pedir que Ele te encha, pois a tua vida vai transbordar por mais de Deus.

Enche-me”! Deus vai te encher até transbordar. Veja que palavras maravilhosas temos em Efêsios 3:14-21: “Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai, do qual toda família nos céus e na terra toma o nome,  para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais robustecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior;  que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor,  possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,  e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus.  Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse seja glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém”.

 Esta é a minha oração por mim e por você, e que você se disponha a estar nas mãos do Maior Escultor de sempre – Jesus e deixe Ele, somente Ele moldar sua vida. Não o álcool, não você mesmo, e muito menos os amigos, e o presente século. Somente Deus pode fazer uma obra-prima na sua vida.

comentários
  1. aldley natale disse:

    Realmente essas são palavras preciosas que me trouxeram esperança e gratidão. Que Deus continue te inspirando cada vez mais… Abraços!

Deixe um comentário

