A Igreja Adormecida

Publicado: 7 de maio de 2011 em Devocionais

Jonas 1. 4-5

Introdução

Como sabemos, Deus estava interessado em mudar a história de Nínive e chamou Jonas para a tão nobre tarefa de pregar arrependimento mas Jonas se dispôs a viajar mas para fugir da presença de Deus. Pegou um barco para Társis e no meio da viagem Deus mandou uma grande tempestade no mar e vendo Jonas o que acontecia ele desceu ao porão e foi dormir, ignorando o que se estava passando. Como pode ter sono numa situação dessas? Não sei, mas sei que diante da tempestade que o mundo vive hoje e Igreja do Senhor age do mesmo jeito que Jonas. Ela dorme um profundo sono e é disso que pretendo falar nesse texto, sobre a Igreja adormecida.

1. A Igreja dorme e ignora a tempestade (Jn 1.4 e 5)

O texto nos mostra que quando Jonas se apercebeu da tempestade ele foi para o porão e dormiu um profundo sono, como quem diz que o vento e a tempestade là fora não é problema meu, não é assunto meu. Essa sua atitude reflete exatamente a atitude e a posição de Israel naquela época, que se via como um povo exclusivo de Deus pois havia sido escolhida por Deus e separada para ser seu povo. Nessa sua prepotência Israel esqueceu-se da razão ou do para quê Deus os havia escolhido.

Israel ignou o fato de as nações ao seu redor serem pagãs e estarem totalmente sem Deus. Não perceberam que o fato de terem sido escolhidos por Deus eles também tinha recebido, ao mesmo tempo uma responsabilidade. Vemos essa responsabilidade quando Deus manda que Abraão se tornasse uma bênção, e Deus vai longe ao dizer: “em ti serão benditas todas as nações da terra” – Do mesmo jeito Jonas fora dado a oportunidade e responsabilidade de anuncia o juízo de Deus com fim último de ser uma bênção para Nínive e ele fugiu da presença do Senhor e quando Deus respondeu à sua atitude ele foi ao porão e dormium um profundo sono. Agora me diga se não o mesmo que a igreja hoje está fazendo! As pessoa se perdem nas tempestades da vida e nós dormimos. Os governos se corrompem e dizemos que não temos nada a ver. As pessoas morrem da AIDS e dizemos que é castigo de Deus ao mundo pelos seus pecados e nós não devemos nos meter. Não temos compaixão quando um adolescente desiqueilibrado mata muitas outras crianças numa escola e achamos que é responsabilidade dos outros e ficamos confinado no nosso mundinho e dizemos com arrogância: “não devemos nos contaminar”. Amados o mundo está em guerra e Deus nos chama a responsabilidade. Pense nisso querido, não ignore o que o mundo está enfrentando hoje. Tem tudo a ver com a missão que a igreja recebeu de Deus.

Algo interessante no v 5 é o o que o sentimento de medo levou os marinheiros a fazer. Diz a Bíblia que eles clamavam cada um a seu deus e é disso que eu gostaria de falar agora.

2. A Igreja dorme e mundo clama por socorro (Jn 1.5)

Os marinheiro diante da tempestade ficaram com medo e começaram a clamar a seus deuses. Essa é a condição do mundo em que vivemos hoje. É comum depois de um terremoto ouvir pessoas perguntando onde estava Deus quando isso aconteceu, quando tantas pessoas morreram no Japão, nos EUA ou no Haiti. Por outro lado vemos também nações se voltando para Deus depois de situações catastróficas e crises como aconteceu no Zimbábwe um país lá da África, bem do lado de Moçambique. Hoje o Zimbábwe é um dos paíse mais evangélico depois que experimentou uma das maiores crises económicas que um país já enfrentou. E onde está a igreja nesse momento? Ela até vê o que está acontecendo, mas ela desce ao porão e dorme um profundo sono. Mas o que nós faremos em tal situação? Pergunta o crente. É bem verdade que muitas vezes as crises que vemos no mundo são causados pela falta de Deus no mundo, nos governos e pela forma como os povos rejeitam a Deus e negam a pregação do evangelho, porém Jesus já nos advertiu que não seria fácil, mas nada deve nos fazer parar e nem nos desanimar. Talvés não nos ouçam e pelejem contra ti como foi no caso de Jeremias (Jr 1.19), talvez encontremos povo de duro coração no caso de Ezequiel (Ez 2.3-7) e talvés passemos por aflições, porém não desfaleça porque Jesus é conosco todos os dias nessa tarefa e a obra é dEle. O mundo clama e a igreja dorme ao invés de dar ao mundo a resposta que o mundo precisa. Quando teve fome no Egito, foi um servo de Deus (José) que se levantou para resolver essa questão que aprentemente não tinha nada a ver com o povo de Deus – Israel. Talvez o teu vizinho esteja clamando por socorro, não desca ao porão, atenda ele. Talvez os seu colegas de trabalho, ou tua família, comece a fazer missões dentro de casa e dê uma resposta a esse clamor.

Nós temos a resposta mas porque nós não apresentamos a resposta outras entidades se levantam para dar respostas. Alguns que se julgam especialistas em problemas conjugais se levantam para responder aos casais, tarefa que cabe a Igreja. Eu queria nos proximos minutos falar sobre isto:

3. A Igreja dorme e mundo se levanta.

Na segunda parte do v 5, diz que “os marinheiros lançavam no mar as fazendas que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso”. Ou seja eles precisamm de uma resposta e uma solução para o que estava acontecendo, tanto que depois e o mestre, o capitão do navio foi até Jonas que estava dormindo e disse-lhe: “Que tens, dormente? Levanta-te, invoca o teu Deus; talvez assim Deus se lembre de nós para que não pereçamos”. Que vergonha nem? O próprio necessitado chamou a Jonas a sua responsabilidade. Querido enquanto nós dormimos os políticos procuram soluções e muitas vezes essas soluções consistem em mortes e mais mortes e Deus não se agrada com morte de um ímpio. Enquanto dormimos, morrem homens como Bin Laden e outros sem nunca terem oportunidades de ouvirem falar do amor de Deus. Enquanto dormimos Agências Humanitárias que nem sequer creêm em Deus se levantam para ir aos povos e aos confins da terra e trazer soluções.

Enquanto eu e você dormimos pregadores hereges se levantam pregando um evangelho de facilidades, um evangelho vazio e sem vida. Pregam um Deus que est’a a servi,co da Igreja como se Ele fosse o servo e nós senhores. Enquanto dormimos a ciência coloca o homem no lugar de Deus. Eu creio em um evangelho que é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e depois do grego. Eu creio em um evangelho que é poder para mudar nações, um evangelho que é poder para saciar a fome física e espiritual dos pobres. Eu creio em um evangelho de renúncia. Eu creio no evangelho da cruz de Cristo. E sei que você também crê, entao levantemo-nos. Desperta tu que dormes. “Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti. As nações caminharão sobre a tua luz e os reis, ao resplendor que te nasceu.” (Is 601 e 3). Levanta-te Igreja e invoque. Mas não só invoque, sai da tua terra, da tua parentela e vai para uma terra que o Senhor te mostrará. Aceite o desafio de ir e fazer discípulos de todas as nações.  Deus está se movendo enquanto a igreja dorme. Deus está mudando a história das nações. Deus deseja ainda cumprir o plano que Ele traçou desde o princípio, SALVAR TODA A HUMANIDADE – “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigénito para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna”. E Deus conta com você e eu. Por isso acorde e levanta-te o seu Deus tem a resposta para a tempestade e o vento. Ele deu a você essa missão de ser uma bênção – “É me dado todo poder no céu e na terra, portante ide e fazei discípulos…” (Mt 28.18.19a). Não fuja, não durma, pregue! Anuncie!

Conclusão

Lembre-se meu amado, há uma tempestade lá fora. O mundo está enfrentando a maior catastrofe de todas – a falta de Deus. Por muitos anos se tem propagado que as pessoas não precisam de Deus. A verdade hoje se tornou relativa. Não se pode pregar certos assuntos do evangelho porque ferem algumas pessoas ou podem ser considerados descriminação ou algo semelhante. Aumentam mortes sem explicações. São guerras e reumores de guerras. O terror impede as pessoas de saírem de casa. Os pais perderam controle pelos filhos adolescentes e rebeldes que seguem a cultura moderna, e ouve-se um grito de socorro. Os políticos e lideres religosos na tentativa de responder a esse grito muitas vezes tem falhado, porque apresentam uma solução diferente do evangelho da graça de Deus. So o poder de Deus pode mudar o mundo e pode responder a esse grito de socorro e Deus chama a sua Igreja – “Assim como o Pai me enviou, eu vos envio a vós”. Levanta-te e resplandece e seja luz nessa terra, seja uma bênção porque o Senhor já e é chegado o Reino de Deus.

Anúncios
comentários
  1. O MUNDO ESTA COMO NINIVE E NOS SOMOS CHAMADOS COMO JONAS PARA FALAR O Q O SENHOR QUE NAO O QUE QUEREMOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s